sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dica para as mamães!

Benefício do alimento materno:

“Atualmente, depois de anos de estudos muito bem conduzidos sobre a nutrição humana e, em particular, a nutrição infantil, a literatura científica é praticamente unânime em afirmar que o leite de vaca integral não pode e não deve ser utilizado durante o primeiro ano de vida para a alimentação das crianças. Dentre outros inconvenientes, o leite de vaca contém uma elevada concentração de proteínas o que, além de poder induzir alergia e obesidade em idade posterior, causa uma enorme sobrecarga para o rim, ainda imaturo, do lactente. Além disso, o leite de vaca é constituído de gorduras saturadas o que pode contribuir para o processo de aterosclerose desde tenra idade. Como se não bastasse, o leito de vaca in natura, comprovadamente, promove lesões na mucosa intestinal que levam sangramento pelo tubo digestivo, aumentando o risco de anemia por deficiência de ferro com graves conseqüências para o desenvolvimento da criança. É importante lembrar que o alimento materno não traz benefícios apenas para o lactente, mas também para a própria mãe, pois a mulher que amamenta apresenta menor risco de ter sangramento pós-parto significativo e de evoluir com anemia por carência de ferro nesse período. Além disso, a amamentação reduz o risco de câncer de mama, ovário e útero, diminui a probabilidade da mulher engravidar de novo e, objetivo de 10 dentre 10 mulheres ao final da gestação, garante que o peso que a mulher tinha antes da gravidez seja recuperado mais rapidamente.
Assim sendo, considerando os benefícios para a mãe e o lactente, considerando o forte vinculo que liga uma mulher a seu filho quando o amamenta e vice-versa, o estimulo e apoio ao aleitamento materno são, mais do que um dever da classe média, uma missão da própria sociedade, a fim de garantir um futuro mais saudável e feliz para todos."

(Dr. Luciano Abreu de Miranda Pinto - Professor adjunto do Departamento da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e membro do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro)