terça-feira, 5 de julho de 2011

Dica de Higiene pessoal feminina

Sua Região íntima em diferentes estágios da vida. 

No nascimento, os lactobacilos são predominantes na região íntima, que está revestida ainda sob influência do estrogênio materno. O pH da região íntima nessa fase tende a ser mais elevado. Daí vem uma grande importância do uso de sabonetes com pH ácido.
A partir da menarca (primeira menstruação) que conduz à puberdade, os lactobacilos novamente são predominantes devido ao aumento no nível de estrogênio. Nessa fase, o ácido láctico é secretado em abundância na vagina, o que ajuda a manter o pH ácido na região íntima interna. Durante a menstruação e na gravidez, os níveis hormonais flutuam, o que pode levar a um desequilíbrio do pH genital, podendo aparecer  alguns probleminhas, como por exemplo alguma irritação local. 

Ainda na gravidez acontecem mudanças por ação hormonal, que levam a uma série de alterações na pele e nas mucosas. Isso pode aumentar as chances de infecções genitais, aumentar o fluxo venoso, as varizes e as secreções vaginais.

No pós parto - Os primeiros 40 dias após o parto são chamados de puerpério. Em condições normais, esse é o tempo médio que o organismo feminino precisa para que o seu aparelho reprodutor retorne ao estado anterior à gravidez. É habitual apresentar perda de sangue, em geral nas primeiras duas semanas, esse sangramento denomina-se lóquios. Nos primeiros dias, essa perda de sangue é de cor vermelha, e vai desbotando com o passar do tempo para uma cor rosa ou salmão. Nessa fase deve-se ter cuidado com a higiene íntima, principalmente se o bebê nasceu de parto normal, onde é preciso fazer um pequeno corte na região genital, para facilitar a passagem do bebê pelo canal do parto.

Então meninas, cuidem-se!