Sua Região íntima em diferentes estágios da vida.
No nascimento, os lactobacilos são predominantes na região íntima, que está revestida ainda sob influência do estrogênio materno. O pH da região íntima nessa fase tende a ser mais elevado. Daí vem uma grande importância do uso de sabonetes com pH ácido.
A partir da menarca (primeira menstruação) que conduz à puberdade, os lactobacilos novamente são predominantes devido ao aumento no nível de estrogênio. Nessa fase, o ácido láctico é secretado em abundância na vagina, o que ajuda a manter o pH ácido na região íntima interna. Durante a menstruação e na gravidez, os níveis hormonais flutuam, o que pode levar a um desequilíbrio do pH genital, podendo aparecer alguns probleminhas, como por exemplo alguma irritação local.
Ainda na gravidez acontecem mudanças por ação hormonal, que levam a uma série de alterações na pele e nas mucosas. Isso pode aumentar as chances de infecções genitais, aumentar o fluxo venoso, as varizes e as secreções vaginais.
No pós parto - Os primeiros 40 dias após o parto são chamados de puerpério. Em condições normais, esse é o tempo médio que o organismo feminino precisa para que o seu aparelho reprodutor retorne ao estado anterior à gravidez. É habitual apresentar perda de sangue, em geral nas primeiras duas semanas, esse sangramento denomina-se lóquios. Nos primeiros dias, essa perda de sangue é de cor vermelha, e vai desbotando com o passar do tempo para uma cor rosa ou salmão. Nessa fase deve-se ter cuidado com a higiene íntima, principalmente se o bebê nasceu de parto normal, onde é preciso fazer um pequeno corte na região genital, para facilitar a passagem do bebê pelo canal do parto.
Então meninas, cuidem-se!